terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROFISSÃO NA ORDEM FRANCISCANA SECULAR - OFS

04 de setembro de 2011. Seria mais um domingo comum. Se é que os domingos são dias comuns, acredito que não! Neste dia eu, Aldo Luciano Corrêa de Lima e mais 08 irmãos na fé na Santa Madre Igreja Católica, Apóstolica e Romana por meio da espiritualidade de São Francisco e Santa Clara de Assis, abraçamos o modo de vida secular através da profissão na Ordem Franciscana Secular - OFS.
Momento da Profissão Definitiva
Compromisso


Os nove professandos

Escolhemos por livre vontade abraçar a vida franciscana secular, tornando-nos exemplos vivos do amor de Cristo através das pegadas de seu servo Francisco de Assis, prometemos ser bons cristãos e cristãs, lutar por uma vida justa e mais perfeita pautada na partilha, na caridade, na obediência e na pureza de vida.

Ser um franciscano secular hoje em dia é um grande desafio para qualquer um de nós que vivemos num sistema predador e competitivo. Partilhar com os outros o que possuímos é difícil, não apegar-se aos bens mais ainda; viver a pureza de vida seja na castidade ou na fidelidade ao matrimônio, muito mais e obedecer ao outro por amor ao Cristo que se encontra nele, nem se fala!

Esses desafios foi o que abraçamos e mais do que isso abraçamos um modo de vida que será construído por cada um de nós a cada dia, caindo e levantando,  tonandor-nos homens e mulheres perfeitos a cada instante, mesmo que falhemos sempre.

Senti falta de minha família física (Socorro e minhas sobrinhas-primas Carolina, Renata e Valéria), queria muito que vocês estivessem lá. Infelizmente ou felizmente não puder ser o Frade e Padre que ela havia sonhado um dia, não por um sonho dela, mas por um sonho meu que deixei para trás, mas que acabou gerando grandes expectativas...

Hoje ainda sou um franciscano.... mais feliz, talvez...sim, mais feliz com certeza. Minha vocação não morreu ela apenas transformou-se, lapidou-se, ficou mais perfeita.

Recordo que em 1994 tive meu primerio contaco com a JUFRA - Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, na cidade de Primavera - PA, onde fui levado aos 14 anos por uma prima minha chamada "Neta" (Margarida), obrigado, muito obrigado pela condução. Lá me apaixonei pelo movimento e em 1995 estava eu participando da JUFRA - Fraternidade São Francisco de Assis, Belém - PA de lá ingressei na OFM - Cap (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos)  e depois voltei a JUFRA, depois segui para a OFM (Ordem dos Frades Menores) e em seguida ingressei na JUFRA - Fraternidade Frei Juvenal Carlson, Santarém - PA onde vivi com meus irmãos e minhas irmãs até os dias de hoje.

17 anos de Juventude Franciscana do Brasil - JUFRA ficaram agora na memória e no coração, meu e daqueles que cruzaram meu caminho e que trabalharam comigo por um mundo mais justo e mais fraterno, parabéns a nós que chegamos ao fim e a um novo começo.

Agora um novo caminho se constrói na OFS, Fraternidade São Francisco de Assis, Santarém - PA.

Obrigado Deus, a todos meus amigos, inimigos e familiares TODA PAZ E TODO O BEM!