sábado, 31 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS!



Poema
Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.

Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.

E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.

E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé. 

Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros. 

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.

Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós. 

Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.

Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano. 

Desejo que você descubra ,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta. 

Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada. 

Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore. 

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.

E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga "Isso é meu",
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem. 

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar. 

Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.

E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar ". 

(Vitor Hugo)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FESTA DA T1 - ICS, ICTA, IEG, ETC... - UFOPA

Alguma vez li em algum lugar que o homem para ser um homem de verdade deveria passar por um desses três lugares: Forças Armadas, Seminário e Universidade. Já me alistei na Marinha ...somente e nada mais..., já dediquei cinco anos de minha vida a um seminário, agora estou na universidade. Aos poucos vou compreendendo o sentido do que li. De como esses lugares foram e esta sendo (a UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará) para meu amadurecimento - nessas horas lembro do que está escrito em algum lugar das Cartas Paulinas: "...quando eu era criança, pensava  como criança...".

Hoje a universidade tem me dado novas oportunidades, inclusive a de voltar a partilhar responsabilidades com novos amigos como os que estão morando comigo, e para quem já estava habituado a morar sozinho em seu egoísmo, dividir é sempre um problema, mas estou mudando aos poucos novamente.

Esse mês realizamos a confraternização de nosso turma do primeiro semestre, a T1, ao menos era pra ser, mas acabou sendo uma festa de integração dos institutos da UFOPA. Essas fotos aqui são de nossa festinha em minha casa:

Adrielle e eu

Adriano e eu

Adrielle, Adriano, Aline Gamboa, Luan e eu

Luan Brito, Adrielle, Amilton e Aline Gamboa

Adrielle, Aline Gamboa, Adriano e Luan

Andressa e Alan Chaves

"Andar com fé eu vou , que a fé não costuma faiá..." - CAMINHADA DE FÉ COM MARIA 2011

Neste mês de dezembro a fraternidade Frei Juvenal Carlson me proporcionou uma belíssima caminhada, não foi uma caminhada qualquer e sim uma de FÉ COM MARIA, esta caminhada percorre 37 Km da igreja de Santo Antônio, município de Mojuí dos Campos até a igreja de N. Sra. da Conceição no município de Santarém.  Saímos às 19h de Mojuí e chegamos a Santarém por volta das 07h da manhã. Foi uma caminha belíssima com muita devoção a N. Sra. da Conceição. Obrigado, Senhor Deus, por tudo!!! Que esta caminhada nos faça recordar o caminho que temos que percorrer até Ti.


O melhor de percorrer os 37 Km foi a companhia e o incentivo dos irmãoas e irmãs quando o cansaço batia juntamente com o sono, até conduzido pelo braço fui quando estava meio sonoleto. Experiência de dedicação fraterna igual a essa dúvido que oustros experimentem, por isso amo muito essa fraternidade. Nossos lenços vermelhos são o sóbolo de nosso "padroeiro": Frei Juvenal Carlson, norte americano sempre muito alegre que usava um lenço vermelho ao pescoço.

A caminhada também me fez lembrar que neste CAMINHO como somos tão frágeis..., sobre como existem pessoas que somente louvam, outras que não deixam de tirar os pés dos chão, outras que apesar da idade avançada continuam a caminhar muitas vezes até mais rápidos e perseverantes que a juventude afoita e inconsequente. De que existem pessoas que necessitam de ajuda para caminhar (eu precisei...), ajuda mesmo em todos os sentidos. Todos na companhia não de qualquer pessoa, mas de MARIA, Mãe de Deus, ela que conduzia como se pegasse todos pela mão e levasse até seu Filho Jesus, este é o sentido de toda essa caminhada, felizes o que conseguiram perceber isso e mesmo os que não perceberam também são felizes porque são movidos por uma fé tal que não possuo ainda.


Louvado sejas meu Senhor, pelos caminhantes desta e da outra VIDA! Um dia chegaremos a Ti.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROFISSÃO NA ORDEM FRANCISCANA SECULAR - OFS

04 de setembro de 2011. Seria mais um domingo comum. Se é que os domingos são dias comuns, acredito que não! Neste dia eu, Aldo Luciano Corrêa de Lima e mais 08 irmãos na fé na Santa Madre Igreja Católica, Apóstolica e Romana por meio da espiritualidade de São Francisco e Santa Clara de Assis, abraçamos o modo de vida secular através da profissão na Ordem Franciscana Secular - OFS.
Momento da Profissão Definitiva
Compromisso


Os nove professandos

Escolhemos por livre vontade abraçar a vida franciscana secular, tornando-nos exemplos vivos do amor de Cristo através das pegadas de seu servo Francisco de Assis, prometemos ser bons cristãos e cristãs, lutar por uma vida justa e mais perfeita pautada na partilha, na caridade, na obediência e na pureza de vida.

Ser um franciscano secular hoje em dia é um grande desafio para qualquer um de nós que vivemos num sistema predador e competitivo. Partilhar com os outros o que possuímos é difícil, não apegar-se aos bens mais ainda; viver a pureza de vida seja na castidade ou na fidelidade ao matrimônio, muito mais e obedecer ao outro por amor ao Cristo que se encontra nele, nem se fala!

Esses desafios foi o que abraçamos e mais do que isso abraçamos um modo de vida que será construído por cada um de nós a cada dia, caindo e levantando,  tonandor-nos homens e mulheres perfeitos a cada instante, mesmo que falhemos sempre.

Senti falta de minha família física (Socorro e minhas sobrinhas-primas Carolina, Renata e Valéria), queria muito que vocês estivessem lá. Infelizmente ou felizmente não puder ser o Frade e Padre que ela havia sonhado um dia, não por um sonho dela, mas por um sonho meu que deixei para trás, mas que acabou gerando grandes expectativas...

Hoje ainda sou um franciscano.... mais feliz, talvez...sim, mais feliz com certeza. Minha vocação não morreu ela apenas transformou-se, lapidou-se, ficou mais perfeita.

Recordo que em 1994 tive meu primerio contaco com a JUFRA - Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, na cidade de Primavera - PA, onde fui levado aos 14 anos por uma prima minha chamada "Neta" (Margarida), obrigado, muito obrigado pela condução. Lá me apaixonei pelo movimento e em 1995 estava eu participando da JUFRA - Fraternidade São Francisco de Assis, Belém - PA de lá ingressei na OFM - Cap (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos)  e depois voltei a JUFRA, depois segui para a OFM (Ordem dos Frades Menores) e em seguida ingressei na JUFRA - Fraternidade Frei Juvenal Carlson, Santarém - PA onde vivi com meus irmãos e minhas irmãs até os dias de hoje.

17 anos de Juventude Franciscana do Brasil - JUFRA ficaram agora na memória e no coração, meu e daqueles que cruzaram meu caminho e que trabalharam comigo por um mundo mais justo e mais fraterno, parabéns a nós que chegamos ao fim e a um novo começo.

Agora um novo caminho se constrói na OFS, Fraternidade São Francisco de Assis, Santarém - PA.

Obrigado Deus, a todos meus amigos, inimigos e familiares TODA PAZ E TODO O BEM!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

EXERCÍCIO CORPORAL E MENTAL EM BRASÍLIA

Nesses três dias aqui com um clima tão seco e de baixa umidade é quase impossível não sentir um tremendo mal estar, as narinas, a garganta, os lábios e os olhos ficam muito secos, é horrível. Já tô com saudades de meu Pará úmido, que a gente sua por qualquer movimento...rapaz...agora que lembrei que já não vejo uma gota de suor meu por esses dias, hehe. Hidratação é extremamente importante agora, água sempre. Unido a isso um exercício mental é de grande importância para não ficar estressado num clima desses.

A 3ª Oficina de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização do projeto Brasil Local foi muito boa. Estou de volta pra casa hoje mesmo, com a graça do bom Deus!


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DO QUE EU SERIA CAPAZ DE FAZER SE NÃO TIVESSE MEDO?

A maioria das pessoas passam por este planeta e deixam de fazer e dizer inúmeras coisas pelo simples medo que as envolvem. Não quero tratar aqui a coragem de cometer ações que venham a prejudicar a vida de outras pessoas e sim da falta da mesma que motiva a muitos de nós a abandonar sonhos, desejos, projetos e tantas oportunidades que aparecem sejam predestinadas, planejadas, ao acaso, etc...seja lá a forma como queiramos definir... Quantos de nós já não deixou de falar que amava alguém, que queria ficar com alguém, de gritar, de parabenizar, de pedir e tantas outras coisas porque não tivemos coragem de dar o primeiro passo?
Máscara grega
Na vida só existem duas respostas certas para nossas escolhas: sim ou não, elas poderão ou não acontecer. Não ter medo de receber um NÃO é um desafio para alguns e depende de muito amadurecimento e trabalho pessoal. Portanto, vamos começar a dizer a nós mesmo: "Yes, I can!", blá! hehe, sim, eu posso mesmo, nós podemos galera, nós podemos.